Síndrome de Burnout
O
trabalho é uma atividade que ocupa uma parte significativa da nossa vida. Se
por um lado, o trabalho pode possibilitar a realização profissional do
individuo, por outro, pode causar problemas desde a insatisfação até à
exaustão. São criadas expetativas, objetivos e metas pessoais que, quando não
se concretizam, provocam alterações emocionais.
O
conceito de Burnout como uma síndrome de exaustão emocional, após anos de
envolvimento, com o trabalho e com as pessoas. Acontece quando uma exposição a
longo prazo, numa determinada atividade, se transforma num esgotamento, numa fadiga
física, mental, emocional. Esta síndrome é uma condição para que seja reduzida
a capacidade, vontade e desejo de trabalhar.
O
conceito de burnout foi descrito, assim, pela primeira vez pelo psiquiatra Herbert
Freudenberger em 1974. Ele definiu-o como “um estado de fadiga ou frustração
que se produz pela dedicação a uma causa, forma de vida ou a uma relação que
não correspondeu às expectativas” (Martín, Fernández, Gómez & Martínez,
2001, p. 313). Contudo, foi com Cristina Maslach nos anos oitenta, que se
desenvolveu e aprofundou este conceito, com a criação de um instrumento de
avaliação, o Inventário de Burnout de Maslach composto por vinte e dois itens acerca
de sentimentos e atitudes relacionadas com o trabalho, sendo esses vinte e dois
itens distribuídos por três dimensões: exaustão emocional, despersonalização e
baixa realização pessoal. De acordo com Hespanhol (2005), o stress ocupacional
em excesso pode provocar o burnout.
O
termo burnout é um termo inglês cuja sua tradução é uma composição de “burn”,
que quer dizer “queimar”, e “out”, que significa “fora”, ou seja, “perder o fogo”,
“perder a energia”, indicando assim que a pessoa com síndrome de burnout se consome,
se desgasta quer fisicamente, quer psicologicamente (Santos, 2010).
São
várias as causas da Síndrome de Burnout, ainda assim, e de uma forma simplista,
podemos afirmar que o Burnout surge quando alguém é sujeito a uma determinada
pressão (excessiva) para atingir uma determinada performance (normalmente
profissional). É uma resposta ao stress elevado causado por exigências
profissionais demasiado elevadas, que incluem a tentativa de atingir objetivos
implacáveis e inalcançáveis. É mais provável que ocorra quando um colaborador
sinta que já não tem controlo sobre o seu trabalho. Este normalmente resulta
num aumento de absentismo ou até mesmo a saída da organização por parte do
colaborador.
Bibliografia:
Hespanhol,
A. (2005). Burnout e Stress ocupacional. Revista Portuguesa de Psicossomática,
7(½), 153-162.
Martín,
M., Fernández, F., Gómez, R. & Martínez, F. (2001). Prevalencia y factores associados
al burnout en un área de salud. Atencíon Primaria, 27(5), 313-317.
Santos,
J. M. O. (2010). Stress Profissional. Consumo de bebidas alcoólicas. Estudos
numa amostra de enfermeiros. Tese de Doutoramento, Universidade Fernando Pessoa,
Porto.
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