Gestão do Conhecimento
A
globalização dos mercados ao longo das últimas décadas mudaram o panorama organizacional.
O ambiente em que as organizações operam está cada vez mais competitivo,
imprevisível e as constantes inovações e evoluções tecnológicas influenciam
todos os sectores de atividade.
Esta
realidade tornou-se ainda mais vincada durante as últimas décadas. O
conhecimento e a informação passaram a ser considerados como os recursos mais
importantes na criação de valor e como factor de alavancagem competitiva. A
multiplicação das tecnologias, os sistemas mais rápidos de comunicação, o
acesso à internet em vários pontos entre outros avanços tecnológicos e na
ciência da informação forçaram as organizações a concentrarem-se duplamente na
gestão dos capitais intelectuais e das propriedades do conhecimento. (Khodaee,
Omrani, Kazemi, Tamar, & Piri, 2016).
Dos recursos
mais relevantes nas economias do conhecimento, destacam-se o conhecimento, o
capital intelectual e o tempo. Os únicos que têm a capacidade de pensar e
implementar novas ideias, são as pessoas e estas ocupam a posição central
dentro das organizações. As pessoas são consideradas a única verdadeira fonte
de vantagem competitiva sustentável. Uma vez que o conhecimento pertence aos
colaboradores, qualquer actividade desenvolvida por estes afectará a gestão do
conhecimento. (Bordeianu & Buta, 2015).
Se uma
organização quiser ser bem-sucedida, deve capturar parte significativa do
conhecimento que está crescendo continuamente e, em seguida, deve ser capaz de
utilizar este activo intelectual, tornando esse conhecimento facilmente
acessível a todos e em todos os níveis da organização. (Pervaiz-Imran et al.,
2016).
Com base
neste conceito de capital intelectual, a gestão do conhecimento baseia-se na
ideia de que a organização deve utilizar os seus conhecimentos para provocar
mudanças que conduzam ao seu desenvolvimento, bem como ao da própria sociedade.
(Alageeli & Aalyateem, 2015).
Assim,
pode-se dizer que a gestão do conhecimento tem um grande impacto e influência
no sucesso das organizações pelo qual é considerada uma das ideias com maior
relevo no mundo actual. (Alageeli & Aalyateem, 2015).
Em suma,
pode-se dizer que a gestão do conhecimento é um processo que permite às
organizações encontrar, seleccionar, organizar, distribuir e transferir as
informações necessárias para funções como a tomada de decisão, a aprendizagem
organizacional, a resolução de problemas e o planeamento estratégico. A gestão
do conhecimento pode ser definida como o desenvolvimento e o uso de novos
conhecimentos para obter maior valor (organizacional ou não). Numa organização,
a gestão do conhecimento representa a partilha de conhecimento através de um
processo contínuo de desenvolvimento e melhoria constante, o que aumenta as
capacidades inovadoras dos colaboradores. (Self, Matuszek, Self, &
Schraeder, 2014).
Alageeli, O.
M., & Aalyateem, A. A. (2015). The role of the tacit knowledge in
developing the human resources: Critical analytical study of the knowledge
centre in the industrial commercial chamber in Jeddah, the Kingdom of Saudi
Arabia. Procedia Computer Science 65,
Published by Elsevier B.V., 469-478.
Bordeianu , O.‐M., & Buta, S. (2015).
Linking human resources strategy with knowledge management strategy to drive
measurable results. The USV Annals of Economics and Public Administration,
169-175.
Khodaee, H., Omrani, V., Kazemi, H.,
Tamar, I. J., & Piri, A. (2016). Investigating the effect of knowledge
management on human resources productivity. Management Science Letters,
259-264.
Pervaiz, U., Imran, M., Arshad,
Q., Haq, R., Mah-a-Mobeen, & Khan, M. K. (2016). Human resource practices
and knowledge sharing: The moderating role of trust. International Journal of
Organizational Leadership, 15-23.
Self, T., Matuszek, T., Self, D.,
& Schraeder, M. (2014). The Weaver’s Loom: A Conceptual Framework for
Facilitating Transformational Human Resource Management Through the Strategic
Integration of Knowledge Management and Continuous Improvement. Journal of Business and
Management – Vol. 20, No. 1,, 87-104.
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