Employee Value Proposition - EVP


Segundo Armstrong et al., (2014), consiste nos argumentos de persuasão que a empresa tem para oferecer como forma de atrair novos colaboradores e reter os existentes. Esta proposta inclui fatores de motivação intrínsecos e extrínsecos. Deverá potenciar uma imagem de organização atrativa, que privilegia o respeito pela diversidade e inclusão, o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal e que promova oportunidades de crescimento e desenvolvimento.

Também segundo este, para se desenvolver uma EVP, é necessário analisar o que a organização tem para oferecer, nomeadamente:
  • A sua reputação como organização e como empregador;
  • O ambiente de trabalho;
  • A sua localização;
  • As oportunidades de carreira;
  • Possibilidade de adquirir novas competências;
  • Os termos e condições inerentes às ofertas de emprego.
Armstrong (2016) identifica a EVP como as “recompensas totais”. Esta abordagem reconhece que as recompensas financeiras (remuneração e benefícios) são importantes, sendo igualmente relevante proporcionar experiências gratificantes através do ambiente de trabalho e oportunidade de desenvolvimento de competências e carreira.


Figura 1: Os elementos que compõem um sistema de recompensas. (Armstrong, et al., 2014, p. 365)

Armstrong, M. (2016). Armstrong's handbook of management and leadership for HR. London: Kogan Page Limited.


Armstrong, M., & Taylor, S. (2014). Armstrong's handbook of human resource management practice . London: Kogan Page Limited.

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