Competência
Segundo Ceitil (2016), pode-se definir competência como uma modalidade estruturada de ação (comportamento específicos que as pessoas evidenciam), requeridas (modalidades de ação que sejam realmente exercidas num determinado contexto), exercidas (só existem na e pela ação), e validadas num determinado contexto (validade das competências em relação a objetivos operacionais - performance).
Camara (2017), define competência como um conjunto de qualidades e comportamentos que mobilizam um conjunto de conhecimentos que permitem solucionar um determinado problema através de um desempenho superior alinhado com a estratégia da organização.
Para Asame e Wakrim (2017), competência é o conjunto de conhecimentos, recursos e habilidades que uma pessoa tem para realizar uma atividade específica. Uma pessoa é competente se for capaz de mobilizar os recursos pessoais e contextuais/ambientais para realizar uma tarefa numa situação específica.
Em suma, pode-se concluir que competências:
· são caraterísticas inerentes a uma pessoa;
· manifestam-se quando se executa uma determinada tarefa;
· o resultado da ação está relacionado com o êxito;
· podem ser generalizadas a mais do que uma atividade;
Deverão possuir também possuir os seguintes componentes:
· Saber (conjunto de conhecimentos duma pessoa);
· Saber-fazer (conjunto de habilidades e destrezas duma pessoa);
· Saber-estar (conjunto de comportamentos que estejam de acordo com as normas e regras instituídas);
· Querer-fazer (querer realizar e desenvolver os comportamentos que compõem a competência);
· Poder-fazer (dispor dos meios e recursos necessários para o desempenho dos comportamentos associados à competência).
Asame, M., & Wakrim, M. (2017). Towards a competency model: A review of the literature and the competency standards. Springer Science+Business Media.
Camara, P. (2017). Dicionário de Competências. Lisboa: Editora RH.
Ceitil, M. (2016). Gestão e Desenvolvimento de Competências. Lisboa: Edições Sílabo.
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