Employer Branding
Consiste na criação de uma imagem de marca por
parte de uma organização com o objetivo a atrair futuros colaboradores. Imagem
esta, que inclui atributos e qualidades (muitas vezes intangíveis), distintos e
diferenciadas da concorrência com vista a atrair os melhores talentos
(Armstrong et al, 2014). Por outras palavras, pretende-se criar uma imagem de “o
melhor local para trabalhar” diferenciadora em relação a outros concorrentes
pelo mesmo tipo de talento e posicionada de forma a ser atrativa para o alvo a
que se destina.
De acordo com Amstrong e Taylor (2014) para se
criar uma Employer Brand deve-se:
- Analisar o que os melhores talentos ambicionam, querem e necessitam;
- Analisar os valores core da organização e de que forma estes poderão suportar a criação de uma imagem atrativa;
- Definir claramente quais os pontos-chave percecionados pelos futuros talentos sobre qual o melhor local que estes consideram para trabalhar;
- Analisar as melhores práticas do mercado;
- Deverá existir um equilíbrio entre a marca prometida e a marca real. Ou seja, terá se ser honesta e realista, ainda que ambiciosa.
Armstrong, M., & Taylor, S. (2014). Armstrong's
handbook of human resource management practice London: Kogan Page Limited.
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